Fontes de biomassa

9 de fevereiro de 2010 ||
Fontes de biomassa

Entre as fontes energéticas de origem natural responsáveis pela energia da biomassa podemos considerar:

Biomassa sólida:
- Usa como fonte os resíduos da agricultura, da floresta e a parte biodegradável dos resíduos industriais e urbanos. Tem-se o objectivo de alcançar a marca dos 39% de produção eléctrica com fontes renováveis, contribuindo-se também para a limpeza das florestas e reduzir o risco de incêndios.

Biogás:
- Tem origem nos efluentes agro-pecuários, da agro-indústria e nos aterros de resíduos sólidos urbanos. Estão a ser feitos incentivos para o tratamento e utilização dos resíduos sólidos como fertilizantes, que poderá representar um contributo importante na área ambiental e energética.

Biocombustíveis líquidos:
- Biodiesel: obtém-se a partir dos óleos de girassol (transesterificação - separação da glicerina dos óleos vegetais).
- Etanol: é um álcool incolor, solúvel em água e extraído através do processo de fermentação de hidratos de carbono, de produtos como a cana de açúcar, o milho e até a uva. Ele já é utilizado como combustível para automóveis e na fabricação de diversos outros produtos.
- Metanol: síntese a partir de gás natural ou através da madeira.

3 comentários:

Paulo Athayde disse...

Olá!

Bem vindos a blogosfera, principalmente nesta área de meio ambiente e sustentabilidade.
Acho mesmo que precisamos de muita reflexão sobre nossas praticas pouco sustentáveis, e as alternativas que podemos ter no sentido de garantir a nossa permanência no planeta, pois, é o que está, efetivamente, em risco: a continuação da vida. Neste sentido se sobressai a energia, e a busca por alternativas mais limpas e racionais.

Obrigado por nos seguir. Já retribuímos.

Um grande abraço

Tiago Luís disse...

Olá!

É verdade que necessitamos mesmo de mudar o nosso mundo tanto através de novas alternativas de energias como pela divulgação de notícias e alertas para despertar a população.

Obrigado e abraço!

Bruno Martins disse...

veja o blog

http://aquecimentosalamandras.blogspot.com/

pellets como fonte de biomassa

Enviar um comentário

Identifique-se com o seu nome, por favor.