Energia solar

2 de fevereiro de 2010 ||

Breve apresentação da energia:

A energia solar é a energia proveniente do Sol e que é captada com o fim de ser utilizada pelo Homem. Esta energia é já bastante usada nos dias de hoje, isto pelo facto de ela ser renovável, os custos para a sua montagem serem já bastante reduzidos e porque os lucros com a sua utilização serem promissores.
Pequena curiosidade: A luz solar que chega à superfície terrestre está, na maior parte, sob a forma de luz visível e luz ultravioleta.

Tipos de energia solar (métodos de captura da energia solar):

• Directo: existe apenas uma transformação para fazer para que a energia captada seja convertida em energia utilizável pelo Homem.
Exemplo: A energia solar incidente numa célula fotovoltaica.
• Indirecto: terá que existir mais do que uma transformação para converter a energia solar em energia utilizável.
Exemplo: sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz solar.

A energia solar também se caracteriza como passiva e activa:

• Passivos: sistemas passivos envolvem fluxos em convecção (conversão de calor em energia mecânica). São, na maioria das vezes, directos.
• Activos: necessitam do auxílio de dispositivos, como mecânicos ou químicos, para aumentar a sua efectividade, São, geralmente, indirectos.

3 comentários:

Unknown disse...

Sem duvida a energia do futuro. Com tantas potenciais aplicações,inesgotável. Seria óptimo podermos aproveitar as possibilidades que a radiação solar nos oferece gratuitamente e usarmos esta oferenda do Pai Sol, para limitar-mos o nosso impacto no nosso planeta e ainda assim podermos desfrutar dos bens hoje possuímos. Como por exemplo o frigorífico que todos temos em casa e que é responsável pela maior fatia do consumo eléctrico nos nosso lares com cerca de 650 KWh/ano, como seria bom que a tecnologia disponível e a vontade dos nossos governantes em pelo menos tornar o consumo deste tão vulgar electrodoméstico praticamente zero, com a captura directa nas nossas casas desta energia, imaginem fazendo contas por alto mas nível global a mais valia que esta atitude traria para a Mãe Terra.
É uma ideia para começar.

Continuem com o BOM trabalho
Cumps.

Tiago Luís disse...

Leonel,

Uma ideia lógica de alguém que soube como começar a aproveitar a energia proveniente da estrela que nos dá vida. Como disse, falta, em grande parte, um maior apoio dos nossos governantes, para que esta energia do futuro ganhe maior terreno em relação a recursos não-renováveis, pois a potencialidade desta é muito grande.

Obrigado, abraço!

Anónimo disse...

Parabéns pelo trabalho ..... me ajudou muito :)

Enviar um comentário

Identifique-se com o seu nome, por favor.