Fontes de hidrogénio: água

4 de fevereiro de 2010 ||

A água tem a fórmula química H2O, ou seja temos dois átomos de hidrogénio combinados com um átomo de oxigénio. Para obtermos o hidrogénio a partir da água, utiliza-se um processo de electrólise que vai quebrar as ligações entre os átomos de modo a obtermos os átomos de hidrogénio. Este processo baseia-se na passagem de uma corrente eléctrica através da água, corrente essa que vai ser responsável pela separação dos átomos. A electrólise consiste na presença de dois eléctrodos, um pólo negativo e um pólo positivo, sendo que estes eléctrodos são submersos em água pura, à qual deve ser adicionada um electrólito de modo a aumentar a sua condutividade.

Os átomos ao serem separados transformam-se em iões, os iões hidrogénio vão ser atraídos para o eléctrodo de pólo positivo, enquanto que o ião oxigénio é atraído para o eléctrodo de pólo negativo. Para este processo ocorrer é necessária uma tensão de 1,24V, quando a água é pura e se encontra a uma temperatura de 25ºC e a uma pressão de 1,03kg/cm2. A tensão necessária varia com a pressão ou temperatura.

O processo de electrólise, por não ser tão rentável como o da transformação do gás natural, não é muito utilizado. Todavia com a futura escassez do gás natural, prevê-se que este processo poderá tornar-se competitivo, e para esta ser uma fonte totalmente renovável a electricidade poderia ser obtida através de células fotovoltaicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Identifique-se com o seu nome, por favor.