Combustíveis fósseis

10 de abril de 2010 ||

Produção de petróleo
Um combustível fóssil, ou combustível mineral, é um combustível que se pode esgotar e é uma substância formada por compostos de Carbono. A sua formação consiste num processo de decomposição de matéria orgânica que leva milhares de anos e daí não possuírem um carácter renovável.
Os combustíveis fósseis são hoje os principais responsáveis pelo “funcionamento” do planeta. Estes combustíveis geram energia, fazem mover os transportes, e estão na grande maioria das industrias. Porém estes combustíveis são poluentes e inesgotáveis e o seu fim está cada vez mais próximo. É, portanto, necessário encontrar uma alternativa a estes combustíveis.
O petróleo, o gás natural e o carvão são os combustíveis fósseis mais importantes e mais conhecidos.


Petróleo
Petróleo é uma palavra que provém do latim petroleum (petrus = pedra + oleum = óleo), ou seja significa óleo da pedra.
Pensa-se que o petróleo tem origem no aumento de temperatura a que as moléculas de querogénio (matéria insolúvel da matéria orgânica) são sujeitas, e por conseguinte estas passam ao estado líquido ou gasoso. Depois disto é necessário que o petróleo suba através de camadas rochosas (rochas porosas) até encontrar uma rocha selante através da qual não conseguirá passar, formando então um depósito de petróleo nessa mesma zona.
Existem muito mais teorias acerca da origem do petróleo, uma delas é que o petróleo tem origem em matéria inorgânica que existe na Terra desde a sua formação.
Para obter o petróleo o Homem agora necessita de encontrar essas reservas subterrâneas, recorrendo a estudos geológicos para detectar a tal reserva e, para depois, se dar início a escavações, com uma sonda para se obter o petróleo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Identifique-se com o seu nome, por favor.