O biodiesel é um combustível que é fabricado a partir de óleos vegetais para fritar, sendo os mais comuns os óleos de girassol e de colza para utilização em motores de ignição por compressão (diesel) por um processo químico chamado transesterificação. Pode ainda ser obtido a partir de algodão, mamona ou soja. O biodiesel é principalmente utilizado nos países europeus. Na maior parte dos casos, usa-se uma mistura de biodiesel combinada com combustível convencional.
Principal fonte de biodiesel |
Este combustível tem grandes vantagens que não se limitam apenas às questões ambientais visto ter uma grande aplicabilidade, pois pode ser implementado no sector de transportes e carga sem necessidade de qualquer actualização tecnológica. Para além disso, as alterações aos motores requeridas pela utilização deste combustível são pequenas e motivadas pela articulação entre a percentagem da mistura e o fabricante ou modelo do motor.
- Menos poluente que o gasóleo;
- Não contribui para o aumento do efeito de estufa;
- Origina sub-produtos utilizáveis para a agricultura e para a indústria;
- Decompõe-se biologicamente com facilidade, não havendo, em caso de acidente, perigo para o solo ou para as águas subterrâneas;
- Não liberta qualquer composto de enxofre para a atmosfera.
Desvantagens
- A sua capacidade de produção é limitada (depende das áreas agrícolas disponíveis);
- Só pode substituir parcialmente o gasóleo;
- Muito dispendiosa.
2 comentários:
Bom post.
Veja o blog: http://aquecimentosalamandras.blogspot.com/
Os pellets como fonte de biomassa.
Alba Heating
A grande verdade é que o gasóleo pode ser totalmente substituído pelo biodiesel, ainda que o lobby da OPEP ainda tenha uma grande força política.
Enviar um comentário
Identifique-se com o seu nome, por favor.