Energia eólica

15 de maio de 2010 ||
Turbina eólica
Desde a antiguidade o homem tem vindo a desenvolver técnicas a fim de melhorar a sua forma de viver, de subsistência, e também tem vindo a utilizar umas das fontes energéticas mais abundantes na terra, o vento. O uso da energia eólica para encher as velas dos barcos coincidiu com o começo das grandes civilizações, os Fenícios, os Gregos, Romanos e mais tarde os Portugueses utilizaram-no para se mover, chegando a novos países e encontrando novos comércios.

No século V a utilização do vento passou de mar para terra, e nos séculos XII e XIII com as aparições dos primeiros moinhos hidráulicos e de vento ajudou a desenvolver a indústria desse tempo. Hoje em dia a energia dos ventos é utilizada não pelos moinhos mas por eólicas.

As eólicas permitem assim transferir o vento numa fonte de energia renovável. No século em que vivemos, a necessidade de encontrar uma alternativa às energias não renováveis, ou seja, fósseis, foram uma prioridade para os países desenvolvidos, que arranjaram uma solução: as turbinas eólicas.
Parque eólico do Parque Natural da Serra do Açor
A base da energia eólica são as turbinas eólicas. Tal como o seu nome sugere as eólicas são constituídas por hélices que através da sua rotação é produzida electricidade. A composição de uma turbina eólica é complexa e nela existem vários componentes importantes para o seu bom funcionamento.

Nas turbinas eólicas existe um componente importante, o aerogerador, é nesse componente onde praticamente tudo acontece. Um aerogerador é como um gerador eléctrico integrado ao eixo de um cata-vento e a sua função é converter a energia eólica em energia eléctrica.

A utilização desta tecnologia tem vindo a evoluir muito ao longo deste anos e a sua utilização também, o factor que deve uma tal evolução e uso é a seu reconhecimento como energia limpa ou verde.

Uma energia limpa ou verde é uma energia em que os materiais usados para a sua fabricação são resgatáveis do ambiente e em que a produção de energia é renovável, ou seja, a sua fonte de energia é obtida através de fontes naturais capazes de regenerar e portanto inesgotáveis, como neste caso o vento.

Turbina eólica, Serra D'Aire
   

5 comentários:

emprego na net disse...


Muchas gracias por compartir el post

empregos pela internet disse...

muito obrigado!

Rosângela Sv disse...

Gostei muito do seu blog, gostaria de lhe convidar a participar do meu através do Google +.
Um abração.

José Moreira disse...

Site espectacular!! Serviu para consulta no meu projecto de tese de mestrado. Obrigado!

Portal das Energias Renováveis disse...

A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento.

É necessário entender quais as verdadeiras vantagens e desvantagens da energia eólica.

Enviar um comentário

Identifique-se com o seu nome, por favor.